Escolha uma Página
Uma nova vitória da candidata à reeleição ao Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB), na disputa eleitoral no estado do Amazonas. Depois de registrar sua candidatura como senadora na chapa com o PT no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), no último dia 15, a Justiça deferiu, na noite desta quinta-feira (23), a ação movida pelo Diretório Nacional do PT, que pedia a inclusão do PCdoB na coligação.
 

O juiz Marco Antônio Pinto da Costa atendeu ao pedido da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, e entendeu como legal a deliberação superior da direção nacional do PT sobre o diretório regional, conforme a Lei 9.407/1987.

Na decisão, o PT nacional informa que a direção, em reunião realizada no dia 8 de agosto de 2018, anulou parcialmente a convenção regional do PT ocorrida no dia 5 do mesmo mês, e apontou o nome de Vanessa Grazziotin como candidata a senadora na chapa.

A sentença aponta que “o descumprimento pelo órgão regional de diretriz fixada pelo órgão de direção nacional do PT sobre a formação da coligação, determina a anulação da deliberação tomada pelo órgão da direção regional, bem como os atos dela decorrentes”. Confira a íntegra da decisão.

A medida restringiu-se à retirada do PT da chapa de David Almeida (PSB), que fechou em sua convenção estadual com Jorge Guimarães (PT) como vice.

Vanessa Grazziotin está em segundo lugar nas intenções de voto para o Senado, conforme pesquisa Ibope divulgada no sábado (18); ela tem 22% da preferência do eleitorado amazonense, atrás apenas de Eduardo Braga (MDB).

Vitória

Em entrevista à imprensa local nesta quinta-feira (23), Vanessa comentou que estava tranquila com a vitória, mas lamentou que tenha que defender sua candidatura na Justiça. “Ninguém como eu já sofreu tanto no começo de campanha”, disse. Porém, com a vitória de hoje, a senadora se animou: “Conseguimos avançar na construção de um polo das forças democráticas no Amazonas”.

A senadora lembrou que “no Brasil inteiro, o PCdoB e o PT têm estado lado a lado na defesa dos direitos do povo e do desenvolvimento. Aqui no Amazonas não é diferente, estamos juntos para lutar para resgatar a esperança e fazer o povo feliz de novo”.